Conceição Queiroz

Jornalista

O percurso profissional começou no grupo Semanário, como jornalista, seguindo-se o Rádio Clube Português. Em televisão foi Directora de Informação da Televisão de Cabo Verde. Integrou desde sempre a equipa de investigação e grande reportagem da TVI em Lisboa . Esteve em vários lugares do mundo em reportagem: África do Sul, Turquia, Moçambique, Namíbia, Angola, França, Reino Unido, Uganda, Quénia, Hong Kong. Fez trabalhos nos maiores campos de refugiados do mundo. É apresentadora das notícias (âncora) na TVI 24 e professora de jornalismo. Tem carteira de jornalista desde 1994.

Licenciou-se em Sociologia no Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE. Frequentou uma segunda licenciatura em Política Social, no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP) da Universidade Técnica de Lisboa. Tirou o mestrado em História Moderna e Contemporânea no Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE. Frequenta o doutoramento em Estudos Portugueses com especialização em Literatura Portuguesa na Universidade Nova de Lisboa – Faculdade de Ciências Sociais e Humanas.

Estudou “Jornalismo de Televisão” (Cenjor- Centro de Formação de Jornalistas). Tirou o curso de “Documentários para Televisão” (Cinemateca, Festin, 2010). Concluiu o curso de “Interpretação para Câmara” com a atriz Maria Henrique (2015).

É autora de quatro livros: “Serviço de Urgência” (2007), “Os Meninos da Jamba” (2008), “A Última História de Amor” (2014) e “A Vida Privada das Elites no Estado Novo” (2016).
Escreveu a peça de teatro “Tu e Eu” que esteve em cena no Teatro da Comuna em Lisboa (2013). Escreveu e realizou ainda duas curtas-metragens para cinema.

Ao longo de 25 anos de trabalho, viu as suas reportagens serem distinguidas com mais de uma dezena de prémios de jornalismo, entre os quais “Direitos Humanos” atribuído pela UNESCO, o da “Novartis Oncology”, o do “Diálogo Intercultural”, o da “Liga Portuguesa Contra o Cancro”, as distinções da AMI – “Jornalismo Contra a Indiferença”. Em 2018 venceu o prémio “Maria Barroso Jornalismo pela Paz”.

Digite acima o seu termo de pesquisa e prima Enter para pesquisar. Prima ESC para cancelar.

Voltar ao topo