Fábio Nobrega Vaz

Ator

Licenciado em Teatro pela Universidade de Évora, prosseguiu os seus estudos com o mestrado em Artes performativas – Interpretação na Escola Superior de Teatro e Cinema, mas não ficou por aqui. Ao longo do tempo, foi investindo em diversos workshops e formações.

No teatro já tem um longo currículo. Começou em 2012 com “Noite de Reis: Ele, Ela ou o que Quiserem” de Shakespeare, com encenação de Fernanda Lapa (2012), e desde então tem somado participações em peças atrás de peças. No mesmo ano participou em “T1”, de José Maria Vieira Mendes com encenação de Ana Tamen, e em “Braseiro”, de Marcos Barbosa e Eduardo Machado. Seguiram-se “Iluminagens” (2013), “Espetáculo KA” (2013), “Habitânsias” (2014) e “Antigona Gelada” (2014).

Em 2015 fez parte do elenco de “Entrevista de Emprego”, de Hayaldo Copque, que venceu um prémio no Festival da Paixão organizado pela Cossoul. Ainda nesse ano participou em “Negros Brancos”, “Nem Muito Simples… Nem Demasiado Complicado”, “É Só de Vez Em Quando” e em “Homem de Sorte”. Depois vieram “Tudo” (2016), “Padam Padam” (2016), “Tecno Sapiens” (2016), “Oráculos Também Cantam” (2016), “Encurralados” (2017), “Pedra, Papel ou Tesoura” (2017), “Sob a Custódia do Amor” (2017), “Monumentos em Ação” (2018), “Maio 1958” (2018), “WTF: Para um Princípio da Normalidade” (2018), “Dona Gota de Água e Dom Plástico: uma história de amor impossível?” (2018), “Natal dos Dinossauros” (2018) e “O Príncipe Feliz” (2018).

A par da representação, foi também autor de algumas peças como “DARGO” e “Rancho”, em 2018, e “Manuela Maria” em 2019, uma peça de homenagem à atriz Manuela Maria.

Artista de palco, nunca largou o teatro e, nos últimos anos, participou em “Estória de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a voar” (2019), “Auto da Barca do Inferno” (2019), “Bô é o Asno que me leva” (2019), “Casas Dança Casas” (2019), “RUR” (2019), “Pinóquio” (2019), “Independências” (2020), “Não Deixes Que a Noite se Apague” (2020), “Doença Branca” (2020), “Sonho de Uma Noite de Verão” (2020), “A Casa de Emília” (2020), “Cerco” (2021), e “A Paz Perpétua” (2021).

Em 2022 criou, juntamente com Carolina Figueiredo e Gaya de Medeiros, a peça “KOLAKEIA” e fez parte do elenco de “Macacos e Pombos”, “Ulisses”, “Diz-me Como a Chuva e Deixa-me Escutar”, “A Passarola” e “Caim ou a Divina Cegueira”.

Ao longo destes anos, além do teatro, foi cimentando a sua carreira com projetos na área do audiovisual. Do cinema à publicidade marcou presença em diversos projetos.

Foi autor da curta-metragem “Menwo” (2013) e participou nas curtas-metragens “Everyday” (2013), “Branco mais branco não há” (2014), “Hermes” (2016), “Manifesto Anti-Corrupção” (2016), “Chato” (2016), “Perseguição” (2016), “Limbo” (2018), “Solos” (2021), “Who” (2022), “Não queremos Flores” (2022) e “Tidy Bed” (2022).

A par de tudo isto, fez figuração e protagonizou vários anúncios publicitários, como o do Sudoeste (2014), da Feira de Verão do Continente (2014), da Philips (2017), do Rock’n’Rio Mytaxi Car’aoke (2018), da Peugeot Holanda (2018) e do 29º aniversário do Intermarché (2020).

Entre filmes, séries e telenovelas participou em “Teorias da Conspiração” (RTP – 2017), “O Livro Negro do Padre Dinis de Valeria Sarmiento” (2017), “On C@ll” (RTP – 2018), “O Atentado” (2020), “Peixe Fora d’Água” (2020), “A Serra” (SIC – 2021), “A Rainha e a Bastarda” (RTP – 2021), “A Lista” (SIC – 2021) e foi diretor de casting da novela “Amor Amor” (SIC – 2021).